AGiS Pré-Fabricados

Pré-moldados: como ganhar agilidade e tempo de execução em sua obra

Realizar uma grande obra é sempre um desafio. As pressões por fazer cada vez mais e melhor parecem aumentar a cada ano. Em um cenário cada vez mais exigente, quais são as alternativas eficazes na construção civil? A resposta está no uso de pré-moldados de concreto.

Os principais gargalos de uma grande obra são as dificuldades, por parte das construtoras, de encontrar produtos capazes de acelerar o ritmo das obras, mas que ao mesmo tempo atendam às exigências das normas regulatórias em vigor.

Felizmente, o ramo da construção, que parecia ter parado no tempo, obteve um ótimo ganho tecnológico nos últimos anos, com opções que diminuem o tempo de obra e seus custos.

Dentre esses avanços, o que mais tem se destacado e popularizado é o pré-moldado de concreto. Não é por acaso. Os pré-moldados possuem diversas qualidades. Confira:

Redução do número de funcionários e acidentes de trabalho

Enquanto em uma construção artesanal o concreto é fabricado no local da obra, os pré-moldados são fabricados em indústrias, em ambientes controlados. Isso significa menos gente trabalhando no local da obra e menos acidentes. 

Fim dos cimbramentos e fôrmas

Cimbramentos e fôrmas são os itens que mais encarecem o concreto armado. Com o uso dos pré-moldados, não há necessidade de uso dessas estruturas, diminuindo bastante os custos da obra.

Vale ressaltar também que, na fabricação artesanal, há um grande desperdício de materiais, já que as fôrmas de madeira são descartadas após pouco tempo de uso. 

Diminuição de armazenamento de insumos no canteiro

A organização e planejamento do canteiro de obras são essenciais para que a construção seja realizada de forma ágil e segura. 

Como os pré-moldados são fabricados fora do local de construção, a organização do canteiro é facilitada, já que há menor necessidade de armazenamento de insumos para fabricação de concreto.

Melhoria dos trabalhos realizados 

Os pré-moldados são fabricados em ambientes industriais permanentes, seguindo uma linha de produção especializada. Nesses espaços, não há necessidade de interrupções por conta de intempéries, ou paradas por falta de materiais ou outras interferências. 

Assim, a fabricação do concreto tem melhor fluidez. 

Melhor aproveitamento das seções existentes

Com o uso de pré-moldados, as seções das vigas (I, U e J, por exemplo), podem ser melhor aproveitadas, trazendo uma grande vantagem à obra.

Facilidade de controle de qualidade

A fabricação artesanal de concreto traz alguns desafios aos construtores. Sua qualidade é influenciada pela habilidade da mão de obra, da “receita” utilizada e da qualidade dos insumos. 

No caso dos pré-moldados, as peças são produzidas seguindo rígidos controles de qualidade e em uma linha de fabricação permanente, facilitando a análise dos parâmetros que atestam a qualidade do produto. 

Possibilidade da recuperação de elementos ou parte da construção em certas desmontagens

Os pré-moldados são fabricados fora do canteiro de obras, e são apenas montados no local da construção. Isso significa que as peças são planejadas de forma a se encaixar nas estruturas.

Da mesma forma que elas podem ser montadas, como uma espécie de “Lego” gigante, elas podem também ser desmontadas, sem a necessidade de demolição da estrutura. Assim, as peças podem ser reutilizadas em novas construções. 

Diminuição da improvisação

O velho “jeitinho” que é preciso dar para adaptar estruturas que não foram bem planejadas não existe quando se trata de pré-moldados. As estruturas são padronizadas, seguindo critérios de simplificação, tipificação, unificação e permutação. O resultado: o que foi planejado é efetivamente entregue.

Maior controle no recebimento de materiais

Como já vimos, os pré-moldados podem ser fabricados fora do canteiro de obras. Dessa forma, a quantidade de insumos que precisam ser levados até o canteiro diminui consideravelmente, facilitando o gerenciamento da construção e de seus recursos. 

Essas são apenas algumas das qualidades dos pré-moldados. Além delas, essas estruturas pré-fabricadas atendem também às exigências da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

O segmento de construção civil está evoluindo constantemente. A expectativa dos especialistas é de que, no futuro, haja um desenvolvimento ainda maior da pré-fabricação. Esse modelo será empregado nas obras com a mesma frequência com que é usado o sistema de concreto armado. 

Para saber mais sobre como aumentar a agilidade da sua obra e diminuir custos com o uso de pré-moldados, leia o ebook “Guia para deixar sua obra mais rápida e barata”. 



Comentários (0)


Deixe um comentário