AGiS Pré-Fabricados

Entenda o que é a plataforma BIM e sua importância na Construção Civil

Na construção civil, um dos maiores desafios é integrar todas as informações geradas durante o projeto. Felizmente há uma nova tecnologia que, usada em softwares de engenharia e arquitetura, resolve o problema: a plataforma BIM (Building Information Modeling). Saiba mais sobre esse conceito.

Alguns especialistas consideram que o BIM (em português, “Modelagem da Informação da Construção) é uma das maiores revoluções já realizadas na construção civil. O BIM determina que todas as informações relativas a uma edificação devem estar disponíveis em um sistema 3D.

Com esse sistema – uma espécie de maquete 3D da construção – todas as informações podem ser gerenciadas em tempo real. Assim, toda e qualquer intervenção feita em um projeto é acompanhada por todos os participantes daquele projeto.

Softwares e sistemas com o conceito BIM permitem que, a cada alteração no projeto, haja uma atualização de todos os parâmetros envolvidos com a obra. Ao invés de elaborar vários documentos para fazer o projeto, as construtoras, os engenheiros e os arquitetos podem concentrar todas as informações em um único software.

 

Interoperabilidade

Uma das grandes vantagens do BIM está no compartilhamento das informações entre os diferentes “setores” da construção. Assim, quando um arquiteto faz a alteração do projeto, o engenheiro pode ver exatamente os impactos disso em seu trabalho.

Além deles, há ainda o compartilhamento dos impactos a nível “micro”. Um software com o BIM é capaz de indicar ao setor de compras quais materiais serão necessários para a obra e suas respectivas quantidades.

O projeto precisou passar por uma alteração? Não tem problema. A plataforma BIM informa quais alterações foram feitas e como isso impacta nos quantitativos a serem adquiridos.

As atualizações são mostradas em tempo real. Elas são compartimentadas (cada profissional faz a alteração que compete à sua especialidade) e disponíveis para todos os envolvidos.

Dimensões de paredes, localização da tubulação de gás, custos da obra, propriedades térmicas e acústicas, espessura das divisórias, material (e fabricante) indicado para cada cômodo... tudo pode ser incluído no sistema, gerando ganho de tempo e diminuição de custos.

 

Vantagens do Building Information Modeling

A interoperabilidade promovida pelo BIM traz muitas vantagens para todos os setores da construção civil. Engenheiros, arquitetos, construtoras, incorporadoras, compradores e até mesmo gestores públicos e órgãos de fiscalização podem ser beneficiados.

Confira as principais vantagens:

·         Maior colaboração entre os participantes.

·         Intercâmbio de informações.

·         Redução de custos graças à maior precisão na tomada de decisões.

·         Possibilidade de testar as melhores alternativas com custo mínimo e nenhum impacto final na edificação.

·         Revisão do projeto em tempo real, por todos os envolvidos.

 

BIM é muito mais do que 3D

As plataformas BIM permitem a projeção em 3D de uma obra ou construção. Mas ao contrário do 3D normal, que é apenas uma representação visual do projeto, o BIM vai além.

A representação visual é apenas uma pequena parte das possibilidades. Uma representação 3D com o BIM inclui não apenas o objeto volumétrico, mas também os parâmetros de cada objeto.

É como se a maquete eletrônica permitisse uma interação com o usuário que envolve muito mais do que ver como ficou a fachada do prédio ou a disposição dos cômodos.

Cada detalhe da obra, como a marca da pia, o custo do piso ou o material ideal para as instalações elétricas pode ser acessada por meio desse modelo 3D. São os chamados “objetos paramétricos” que se unem ao “objeto volumétrico”.

Assim, a plataforma BIM permitirá, talvez pela primeira vez na história da construção, que o planejamento de uma obra seja um retrato fiel da realidade. Um antigo sonho de engenheiros, arquitetos e construtoras, que está perto de se concretizar.

Quer saber mais sobre as novidades da construção civil? Assine nossa newsletter.

 


Comentários (0)


Deixe um comentário