AGiS Pré-Fabricados

Bem-vindo ao futuro: Nova York tem construção modular pré-fabricada

O aproveitamento dos espaços urbanos é um dos grandes problemas das metrópoles. Como manter os custos de aluguel ou venda de um imóvel em níveis aceitáveis quando a demanda é muito maior que a oferta? A cidade de Nova Iorque (EUA) encontrou a solução: construção modular para arranha-céus.

O edifício pioneiro, chamado de 461 Dean, começou a ser construído em 2012, e é parte de um projeto de renovação de uma área degradada do Brooklyn. O desafio, aceito pela incorporadora Forest City Ratner, foi concluído com sucesso em 2016 e deixa um imenso legado para o futuro.

O método inovador de produção permitiu que famílias de baixa renda morassem no empreendimento ao mesmo tempo em que a incorporadora foi beneficiada com um bom retorno do investimento.

Mas, como acontece com qualquer inovação, nem tudo saiu como planejado. Conheça agora a história da maior construção modular residencial do mundo.

Conflitos internos atrasam montagem do prédio

Quando o edifício começou a ser construído, em 2012, a previsão da Forest City Ratner era de que o empreendimento seria construído em apenas dois anos, e que custaria 20% menos do que uma construção tradicional. Infelizmente as coisas não saíram exatamente como desejado.

O problema não estava propriamente no projeto, mas em desentendimentos entre a incorporadora Forest City Ratner e a construtora contratada para fabricar e montar os módulos, a Skanska.

A construtora não conseguiu construir e montar os módulos no tempo acordado e com os custos previstos, argumentando que o projeto da Forest City Ratner tinha falhas. Já a Forest acusou a Skanska de ter cometido uma série de erros na linha de produção e montagem do prédio.

O imbróglio foi parar na Justiça americana, com as empresas se acusando mutuamente de erros no design do prédio ou em sua construção. O impasse foi resolvido meses depois, quando a Forest, ansiosa por finalizar o projeto pioneiro de construção modular, comprou o braço de pré-fabricados da Skanska.

Com o prédio concluído, a missão da Forest, de marcar para sempre a história da construção civil, foi cumprida. O passo seguinte da empresa foi o de revender seu negócio modular recém-comprado. O comprador foi o ex-CEO da própria Forest, Roger Krulak, fundador da Full Stack Modular.

O projeto inovador

O 461 Dean ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados, tem 32 andares e 363 apartamentos. Metade dos apartamentos são voltados a famílias de classe média ou baixa. Os arquitetos responsáveis pelo 461 Dean decidiram usar o prédio para mostrar a quase infinita versatilidade das estruturas modulares pré-fabricadas.

O 461 Dean foi erguido em um terreno triangular, um formato bastante difícil de ser trabalhado na construção civil. Cada um de seus apartamentos tem até três módulos, trazendo um benefício estético: a variedade impede que os apartamentos sejam idênticos.

No total, 960 módulos foram pré-fabricados e instalados na torre de apartamentos. Foi justamente a construção dessa ampla variedade de módulos – somada à altura do prédio - que criou as dificuldades reclamadas pela Skanska. Para a Forest City, entretanto, isso não foi um obstáculo, mas um diferencial.

Superação prova viabilidade da construção modular

A superação das adversidades mostra que a construção modular é altamente rentável. O 461 Dean chegou a ser eleito, pelo jornal New York Post, um dos 42 melhores prédios novos de Nova Iorque em 2016.

“Não importa qual sua renda, todos os apartamentos têm lavadoras e secadoras, cozinha em aço inox e armários customizados. O pacote de amenidades inclui academia, estúdio de yoga/dança, salão de jogos com vídeo games e cartas, estúdio de arte e um lounge no teto”, disse o jornal.

Sob nova direção, fabricante de construção modular desenvolve técnica

A construção do edifício modular gerou lucros que vão muito além da renda obtida com a venda e aluguel dos apartamentos. Roger Krulak, que comprou o braço de construção modular da Forest, desenvolveu ainda mais o negócio.

O executivo refinou os processos da fábrica e hoje vende suas construções modulares para incorporadoras de todo o mundo. O segredo do seu sucesso está no entendimento de que a construção modular precisa integrar produção em série com design de última geração, tecnologias inovadoras e materiais facilmente acessíveis.

Quer saber mais sobre as últimas novidades da construção modular? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no mercado. 


Imagem: Field Condition


Comentários (0)


Deixe um comentário