AGiS Pré-Fabricados

Afinal, qual a importância do comissionamento para a documentação da obra?

Uma obra é uma ação coletiva que envolve até milhares de pessoas. Mas entre uma fase e outra, a obra vai sendo atualizada e alterada. Logo, o que era um projeto coeso se torna um labirinto de informações soltas. Isso, entretanto, pode ser evitado com a correta documentação da obra. 

A produção de toda a documentação pode ser feita por meio do comissionamento da obra. A atividade facilita a comunicação, de forma documentada, entre proprietários, projetistas, executores e operadores.

Mas, afinal, o que é o comissionamento? Trata-se de um procedimento sistemático que garante o funcionamento correto de todos os sistemas de uma obra. Essa garantia é obtida por meio da verificação e documentação de todas as fases do projeto, desde a concepção até a operação do edifício. 

O comissionamento inspeciona todos os componentes da construção, desde pequenas peças até sistemas inteiros. 

Cada item, seu estado e seu desempenho ideal é documentado, de forma que toda a informação fique disponível de forma coesa e de fácil entendimento para todos os envolvidos com o projeto. 

Benefícios da documentação da obra

Mas, afinal, quais são os benefícios do comissionamento para a documentação da obra? As vantagens são muitas, mas algumas ganham destaque. Com a documentação há um melhor alinhamento dentre os envolvidos e maior padronização da comunicação.

Além disso, o comissionamento diminui os pedidos de alteração, atrasos, tempo de transição e trabalhos corretivos. Saiba mais sobre as vantagens da documentação.

Alinhamento entre os envolvidos

A documentação facilita a comunicação entre projetistas, executores, operadores e proprietários. Mas, para isso, é preciso que os responsáveis pelo comissionamento incluam todos os públicos nas reuniões de realização, monitoramento e avaliação do comissionamento.

Afinal, é papel do comissionador (que pode ser uma pessoa ou um grupo) unificar as equipes (técnicas ou não) em torno do objetivo de entregar um edifício que atenda 100% dos requisitos do proprietário.

A integração de profissionais de diferentes especialidades só é possível com uma documentação rígida, metódica e rastreável, de forma que todos os envolvidos saibam quais mudanças foram feitas e os motivos das alterações, mesmo que esses ajustes não tenham relação com suas áreas de atuação.

Maior padronização da documentação e comunicação

Pense no seu dia a dia e responda o que é melhor: dezenas de “post-its” grudados em apostilas diferentes, ou um único documento que reúne todas as informações, de maneira hierarquizada?

É claro que um documento padronizado é muito melhor. E é isso que o comissionamento faz. Por meio de uma documentação rigorosa, a construção e operação do edifício é documentada.

Dessa forma, fica fácil para que os envolvidos entendam todo o processo de tomada de decisões em cada etapa do projeto. A documentação da obra traça ainda a rota que os sistemas instalados precisam cumprir.  

Assim, no futuro pós-entrega, os proprietários e usuários podem recorrer a essa documentação como uma referência para reformas e recomissionamentos.

Diminuição dos pedidos de alteração, reclamações e atrasos no projeto e menor período de transição e menor trabalho corretivo após a ocupação

Por fim, o comissionamento para documentação diminui os pedidos de alteração, atrasos, tempo de transição e trabalhos corretivos. Isso é obtido por meio da identificação e registro das necessidades do proprietário e dos requisitos de projeto.

Uma documentação bem feita permite ainda a adoção de critérios de avaliação mensuráveis e objetivos, por meio do registro de todos os problemas encontrados durante a obra e as soluções adotadas.

O resultado, claro, é a queda na quantidade de pedidos de informação e alteração, além da diminuição de conflitos. A soma desses fatores aumenta muito as chances de o prédio estar construído dentro do prazo estipulado e de acordo com o orçamento proposto.

Pré-fabricados podem ser usados com a metodologia de comissionamento

Os custos e a velocidade de desenvolvimento da obra podem ser drasticamente reduzidos caso a construtora ou incorporadora opte por unir a metodologia de comissionamento com as qualidades do concreto pré-fabricado.

Os pré-fabricados são mais baratos, produzidos em menor tempo e com mais qualidade que o concreto artesanal, tornando-se a matéria-prima ideal para aumentar a eficiência dos projetos.

Se você quer ir além da documentação da obra e aumentar a economia em sua construção com o uso de pré-fabricados, acesse o infográfico “Obra 25% mais barata”. 


Comentários (0)


Deixe um comentário