4 mitos sobre pré-fabricados de concreto que você precisa conhecer
Pré-fabricados de concreto são todos iguais? Precisam ser comprados à vista? São feios? Essas são apenas algumas das dúvidas existentes sobre o uso de pré-fabricados. Mas o que é verdade e o que é mentira? Descubra agora 4 mitos sobre os pré-fabricados de concreto.
1. Pré-fabricados não são personalizáveis
Quem faz essa afirmação ainda não se deslumbrou com os belíssimos projetos arquitetônicos que estão sendo erguidos pelo mundo utilizando pré-fabricados de concreto.
As boas indústrias de pré-fabricados possuem atualmente uma infinidade de opções que permitem a construção de casas e estabelecimentos comerciais exatamente do jeito que os arquitetos desejam.
Dimensões, acabamentos, modulações e muitos outros critérios podem ser personalizados para o sucesso dos projetos. Há, inclusive, projetos de casas pré-fabricadas premiadas em mostras de arquitetura e decoração.
As personalizações mais comuns envolvem fachadas, janelas e acabamentos interiores. As fachadas podem ser revestidas com vinil, alumínio ou até mesmo tijolos. Outras personalizações incluem pisos e posição das paredes.
2. Alvenarias em edifícios pré-moldados fissuram
Não é verdade. A culpa das fissuras não está nos pré-moldados, mas sim na execução incorreta da alvenaria.
As fissuras costumam acontecer em obras onde são utilizados pedaços de bloco cerâmico ou de concreto para preencher a última camada entre a parede e a laje superior, no entanto, há atualmente registros de casos em que tal técnica, associada à pressão proporcionada pela deformação lenta da estrutura, ocasionou trincas ou rompimento de alvenarias ou revestimentos tanto em edifícios construídos nos sistemas tradicionais quanto nos pré-fabricados.
A realização de um projeto de alvenaria e a fixação dessa parte da obra com poliuretano e argamassa podem ser suficientes para resolver o problema.
3. Não dá para financiar estruturas de concreto na construção da obra
É uma pena que esse mito tenha se espalhado, já que prejudica milhares de empreendedores que desejam construções mais rápidas e com melhor relação custo benefício.
Existem, no mercado financeiro, várias opções de financiamento para quem deseja construir com pré-fabricados de concreto. Os prazos de financiamento podem chegar a até 20 anos.
Dentre as instituições que trabalham com financiamento de obras com pré-fabricado estão o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
4. Pré-fabricados de concreto não ficam esteticamente bonitos
A Casa Cor, a mais prestigiada mostra de decoração do Brasil, discorda dessa afirmação. A versão mineira da Casa Cor de 2016 apresentou uma casa pré-fabricada assinada pelo escritório BCMF Arquitetos. O projeto contou com uma casa de 230 m², com apenas um pavimento.
A ideia apresentada pelos arquitetos prevê a construção de oito módulos de tamanho 7 x 3 x 3 metros. Dentre os itens mais elogiados do projeto estão o fornecimento de luz natural a todos os cômodos, ótima circulação de ar e privacidade entre os setores.
O arranjo, despojado, contava até mesmo com mini pátios em frente aos banheiros dos quartos. O projeto foi tão badalado que a Casa Cor Minas 2016 foi realizada dentro da casa construída com concreto pré-fabricado, madeira, alumínio e vidro.
Já na Europa, um projeto de muito sucesso foi o do estúdio de arquitetura MYCC, da Espanha. A imprensa especializada do velho continente chamou as casas com pré-fabricados de concreto da MYCC de “arrojadas e ousadas”.
Os elogios não aconteceram por acaso. Os arquitetos souberam aproveitar bem a versatilidade dos pré-fabricados de concreto para aumentar a beleza e o conforto dos ambientes.
As paredes externas laterais, por exemplo, foram cobertos com uma camada de “viroc”, uma mistura de cimento e lascas de madeira. Já as fachadas receberam aço patinável.
No final, a casa de veraneio ganhou um aspecto rústico-sofisticado que combina muito bem com a região montanhosa em que foi instalado.
Cuidado na escolha do fornecedor
Como se pode ver, os pré-fabricados de concreto possuem beleza, versatilidade, durabilidade e qualidade melhores que os métodos de construção artesanais.
É necessário, entretanto, que os empreendedores tomem cuidado ao escolher os fornecedores dos pré-fabricados de concreto. Para que tudo saia perfeito, as peças precisam seguir a norma “9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado” da ABNT.
Além disso, outras normas regem os testes de qualidade que precisam ser realizados, como procedimentos para execução das estruturas; e preparo, controle, recebimento e procedimento de aceitação do cimento Portland.
Para se beneficiar de todas as vantagens dos pré-fabricados de concreto, contrate uma fornecedora com ampla expertise e equipe técnica altamente treinada.
Quer realizar sua obra com pré-fabricados de concreto? Contrate um especialista.
Comentários (1)
Diogo
Deixe um comentário